Art Beauty Center

Melasma: o que é, como identificar, causas e tratamentos!

O melasma, as temidas manchas marrons no rosto infelizmente fazem parte da vida de muitas pessoas de cerca de 35% das mulheres brasileiras, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia.   Mas, afinal, o que é o melasma, suas casas e como identificá-lo?   Apesar de a medicina ainda não ter todas essas respostas, já existem formas bastante eficazes de prevenir […]

O melasma, as temidas manchas marrons no rosto infelizmente fazem parte da vida de muitas pessoas de cerca de 35% das mulheres brasileiras, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

Mas, afinal, o que é o melasma, suas casas e como identificá-lo?

 

Apesar de a medicina ainda não ter todas essas respostas, já existem formas bastante eficazes de prevenir e tratar o problema.

 

No artigo de hoje vamos entender melhor essa alteração dermatológica tão comum e quais cuidados devemos tomar.

 

Acompanhe!

 

 

O que é o melasma e como identificá-lo?

O melasma é uma condição dermatológica que provoca o escurecimento de certas regiões da pele, especialmente bochechas, testa e acima do lábio superior. Essa alteração leva à presença de manchas amarronzadas, de diferentes tamanhos.

 

A medicina ainda não tem uma explicação definitiva para a origem (e resolução) do problema, mas sabe-se que é resultado de um desequilíbrio nos melanócitos, células responsáveis pela pigmentação da nossa pele. Esse desequilíbrio leva a uma produção excessiva de pigmentos, que resulta nas manchas. 

 

Diferentemente de outros tipos de manchas marrons, como as causadas por hiperpigmentação inflamatória, queimaduras e sardas, o melasma se apresenta na forma de manchas marrons/acastanhadas de formato irregular, porém concentradas. 

 

Veja também

Quer melhorar a sua pele e não sabe como? Descubra os melhores tratamentos

 

Fatores de risco do melasma

Embora não haja um motivo que explique exatamente o melasma, os especialistas acreditam hoje que fatores genéticos tenham um peso importante para o surgimento do problema. Conheça os principais:

  • Gestações.
  • Desequilíbrios hormonais.
  • Exposição aos raios solares sem a devida proteção.
  • Casos de melasma na família.
  • Uso de anticoncepcionais e/ou hormônios.

melasma

Vale lembrar que apesar de atingir mais a população feminina, o melasma também ocorre em homens e pode surgir em outras partes do corpo. 

 

Além disso, algumas pesquisas mais recentes apontam para uma possível relação do melasma com problemas vasculares.

 

Saiba mais

Envelhecendo precocemente? Saiba como reverter o processo!

 

Melasma: prevenção e tratamento!

Como vimos, ainda não temos uma solução definitiva para o melasma. No entanto, existem maneiras de se prevenir e, caso você esteja sofrendo com as manchas, há tratamentos que ajudam a melhorar seu aspecto.

 

A seguir, trataremos sobre hábitos e procedimentos que vão te ajudar a reduzir as chances de desenvolver o problema ou melhorar bastante seu impacto na pele.

 

1. Prevenção

Alguns cuidados diários podem te ajudar significativamente a evitar ou reduzir as chances de surgimento e/ou agravamento do melasma – e de outros problemas, como o câncer de pele.

 

O mais importante deles é a proteção da pele, como o uso regular de protetores solares ou BB Creams. Para isso, no entanto, é importante que você passe por uma avaliação com dermatologista para receber a indicação mais adequada a seu tipo de pele e grau de exposição solar. 

 

Além disso, usar barreiras físicas contra o sol também ajuda na prevenção ao melasma. Óculos escuros, lenços, chapéus e bonés: tudo vale na hora de se proteger contra os raios UVA e UVB. E, de quebra, você pode dar tons bem charmosos ao seu visual!

 

E não menos importante: preste atenção aos seus níveis hormonais. Principalmente se você tem histórico de melasma na família ou se está notando manchas marrons irregulares e concentradas, vale a pena visitar o dermatologista.

 

Se você utiliza anticoncepcionais ou está gestante, é válido conversar com o seu médico e acompanhar os níveis hormonais e/ou as doses de hormônios com frequência. 

 

Leia também

Estresse e pele: como a sua rotina pode estar te envelhecendo precocemente

 

2. Tratamento

O primeiro passo para um tratamento adequado é se consultar com um(a) dermatologista. Após avaliar a sua pele e compreender sua condição, ele(a) vai te indicar o melhor caminho para lidar com as manchas, que podem ser de três tipos:

  • Epidérmico: mais superficial, ocorrendo apenas na primeira camada da pele. 
  • Dérmico: o melasma já atinge camadas mais profundas da pele (derme), dificultando o tratamento.
  • Misto: tanto a epiderme quanto a derme são afetadas pelo melasma.  

 

Após o diagnóstico, existem tratamentos que podem reduzir bastante a aparência do melasma. Alguns deles são:

  • Peelings: pode ser químico, físico ou a laser. A proposta é suavemente desgastar as camadas mais superficiais da pele, estimulando a renovação celular e melhorando a textura da cútis. 
  • PRP (Plasma Rico em Plaquetas): é um tratamento famoso entre as celebridades. Trata-se da reinserção de plaquetas – retiradas do(a) próprio(a) paciente – na pele, o que estimula a renovação celular e a produção de colágeno. 
  • Fotona: combina dois lasers e cinco ponteiras para tratar manchas, melasma e cicatrizes. Além de estimular a renovação celular e a produção de colágeno, o Fotona também promove um efeito de Lifting sem cirurgia. 

 

Veja também:

Rosto cansado e a maquiagem não está mais resolvendo? Existe tratamento!

 

Tratamento para melasma é na Art Beauty Center!

Com as informações deste artigo, você terá muito mais condições de se prevenir ou de tratar da melhor forma o melasma.

 

Como vimos, apesar de não ter uma solução definitiva, existem formas muito eficazes de prevenir, minimizar ou mesmo de eliminar as manchas. Mas o primeiro passo é sempre a consulta com um(a) dermatologista.

 

Na Art Beauty Center, acreditamos que beleza e saúde andam lado a lado e que o melhor caminho é contar com profissionais qualificados, personalização no atendimento, tecnologias de ponta e segurança.

 

Pensando nisso, oferecemos aos(às) nossos(as) pacientes a Academia da Beleza, um conjunto de cuidados contínuos e personalizados que vão revolucionar a maneira como você se cuida do seu rosto, corpo e cabelos.

 

Agende hoje mesmo uma avaliação e venha conhecer!

 

QUERO AGENDAR MINHA AVALIAÇÃO!

Fale conosco!

Envie uma mensagem e responderemos o mais rápido possível.

Venha Conhecer
São Paulo
Uberaba

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?