O que é abdominoplastia e como funciona essa cirurgia plástica?

nov. 17, 2023

A abdominoplastia é uma excelente opção para quem deseja remodelar sua parede abdominal. Isso porque esse procedimento elimina a flacidez abdominal e o excesso de gordura localizada, transformando sua silhueta.

 

Você sabe como funciona esse tipo de cirurgia plástica? Vale pontuar que essa jornada não se encerra na sala de cirurgia. A recuperação da abdominoplastia inclui o uso de cintas pós-operatórias, muitos cuidados e também tratamentos complementares para melhores resultados. 

 

Ao longo deste conteúdo, vamos explorar cada etapa do processo, desde a decisão de realizar a abdominoplastia até os cuidados pós-operatórios. Acompanhe a leitura e descubra o que é feito em uma abdominoplastia.

O que é abdominoplastia?

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica realizada sob anestesia geral, raqui e peridural. Também conhecida como “plástica do abdômen", essa intervenção é realizada para remover o excesso de pele, gordura e restaurar a musculatura abdominal enfraquecida.


Esse procedimento oferece diversas abordagens,
desde a tradicional, onde se trabalha todo o abdômen e o mini abdominoplastia, onde se trabalha na região abdominal abaixo do umbigo. A incisão neste caso é menor do que a abdominoplastia tradicional. O tamanho da cicatriz está diretamente ligada a quantidade de pele a ser removida.

Qual a função da abdominoplastia?

As principais causas que levam à flacidez abdominal são: perda de peso significativa, gravidez e envelhecimento.


Pensando nisso, a cirurgia de abdominoplastia tem como objetivo melhorar a aparência do abdômen, proporcionando um
contorno abdominal mais firme e tonificado. Isso se deve a plicatura dos retos abdominais (amarrar os músculos) que estão afastados.

Para um melhor resultado estético, o paciente pode fazer uma lipoaspiração. Esse procedimento irá refinar e melhorar ainda mais o contorno corporal, levando a um aumento da autoestima.

Tipos de abdominoplastia

Existem 3 tipos de abdominoplastia, confira a descrição de cada uma delas.

Abdominoplastia clássica

É aquela que trabalha todo abdômen, abaixo e acima do umbigo. A incisão é horizontal acima do púbis e a extensão dela está ligada a quantidade de pele a ser removida. É indicada nos casos de grande flacidez abdominal.

Nessa cirurgia é possível realizar a remoção do excesso de pele e gordura em toda a extensão do abdômen. Ideal para corrigir a diástase (afastamento) dos músculos abdominais e, se necessário, realizar uma lipoaspiração de parede.

Mini abdominoplastia

Essa é uma versão menos extensiva da abdominoplastia, com incisão mais curta em comparação com a tradicional. A mini abdominoplastia é indicada para pacientes com pequena flacidez e excesso de pele localizados, abaixo do umbigo.

Abdominoplastia em âncora

Essa variação inclui incisões adicionais em forma de T invertido, daí o nome. Isso significa que além da incisão horizontal, há também incisão vertical na linha média do abdômen.

A abdominoplastia em âncora é indicada para aqueles pacientes que tiveram uma grande perda de peso, como nos pós bariátricos.

Quais cuidados tomar antes e depois da cirurgia?

O pré e pós operatório dessa cirurgia exige alguns cuidados claros para que os resultados sejam positivos e a saúde do paciente conservada. Isso vale tanto para a abdominoplastia masculina quanto a feminina, veja o que deve ser feito a seguir.

Uma consideração muito importante é o uso do cigarro. Ele pode afetar a circulação e a cicatrização, além de trazer complicações à cirurgia. O paciente deve estar disposto a parar de fumar temporariamente antes e após a cirurgia.

Pré-operatórios

  • Realize uma consulta completa com o cirurgião plástico para discutir suas metas, avaliar sua saúde geral e obter informações detalhadas sobre o procedimento.

  • Realize todos os exames médicos conforme orientação do cirurgião para garantir que você está fisicamente apto para a cirurgia.

  • Informe sobre todos os medicamentos, vitaminas ou suplementos que está tomando. Alguns podem precisar ser ajustados ou interrompidos antes da cirurgia.

  • Mantenha uma dieta equilibrada e capriche na hidratação. Siga as instruções específicas de jejum antes da cirurgia.

  • Prepare a sua casa para a recuperação, garantindo que tenha suprimentos essenciais e um espaço confortável para repouso.

Pós-operatórios

  • Descanse bastante nos primeiros dias após a cirurgia, faça repouso. Tome os medicamentos prescritos para controle da dor e prevenção de infecções.

  • Mantenha as incisões limpas e secas. Siga as instruções do cirurgião para trocas de curativos e cuidados com as cicatrizes.

  • Use as cintas para abdominoplastia recomendadas. Sua função é de extrema importância na compressão e suporte durante a recuperação.

  • Mantenha-se bem hidratado para apoiar a cicatrização. Evite álcool nos primeiros dias após a cirurgia.

  • Mantenha os acompanhamentos médicos conforme agendado. Informe o cirurgião sobre qualquer preocupação ou sintoma incomum.


  • Mantenha uma dieta equilibrada e nutritiva para promover a cicatrização e evitar complicações.


Seguir todas essas instruções, entre outras específicas do seu cirurgião, é essencial para uma recuperação segura e eficaz. Se surgirem dúvidas ou preocupações, não hesite em entrar em contato com a equipe médica.

Dúvidas frequentes

A cirurgia de abdominoplastia é bastante delicada, por isso, listamos algumas perguntas que podem ajudar a esclarecer mais detalhes sobre essa operação.

Fiz abdominoplastia e continuo com barriga, ela vai sumir?

Se você ainda percebe uma barriga proeminente após a cirurgia, pode haver várias razões, como inchaço pós-operatório, líquido acumulado, seroma.

É importante discutir suas preocupações com seu cirurgião plástico para avaliar se há questões que precisam ser abordadas.

Quanto tempo depois da abdominoplastia posso agachar?

Agachar e levantar sozinha após a abdominoplastia pode variar dependendo da extensão da cirurgia, da recuperação individual e das instruções específicas do seu cirurgião. Geralmente, é aconselhável evitar movimentos bruscos nos primeiros dias ou semanas após a cirurgia.

A Abdominoplastia deixa cicatriz?

Sim, essa cirurgia deixa uma cicatriz. A extensão e a aparência da cicatriz podem variar dependendo do tipo de procedimento e da genética individual.

Quantos dias após a abdominoplastia posso ter relação?

É aconselhável retomar atividades sexuais após a terceira ou quarta semana da cirurgia.

Vale lembrar que o resultado final não depende só da cirurgia, e sim da maneira como você vai conduzir. A comunicação aberta com seu médico é essencial para garantir uma recuperação adequada.

 

Conheça outros procedimentos cirúrgicos, como o mini lifting, e transforme a sua aparência. No Art Beauty Center, você encontra diversos tratamentos corporais para ser a sua melhor versão.


Se você quer saber
quanto custa uma abdominoplastia, entre em contato e agende uma avaliação. Além disso, o valor pode variar de acordo com as necessidades e os resultados pretendido.

VEJA OUTROS ARTIGOS DO Blog


Confira outros artigos que selecionamos para você!

cirurgia plástica no rosto
Por Raphael Silva 24 nov., 2023
Descubra 7 tipos de cirurgia plástica no rosto, para quem esse procedimento é indicado e como funciona o pós-operatório.
Por Raphael Silva 10 nov., 2023
Descubra o que é e como funciona o transplante capilar. Conheça as técnicas e informações essenciais sobre o procedimento e o pós operatório.
mulher reparando linhas de expressão na testa
Por Raphael Silva 01 nov., 2023
Descubra o que causa linhas de expressão na testa e como evitar. Confira 5 dicas e 5 tratamentos faciais para melhorar as marcas de expressão.
VER TODOS OS ARTIGOS
Share by: