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5 dicas para cuidar da sua saúde mental

Em tempos de pandemia .

Há mais de um ano, a pandemia do novo Coronavírus impõe mudanças bruscas em nossas rotinas. Com o convívio social limitado, já que o isolamento se mostrou uma das formas mais eficientes para conter a disseminação da doença, ficar em casa se transformou no novo normal. No entanto, essa realidade trouxe muitos obstáculos que precisam ser superados dia após dia. Além do medo do contágio e a dor do luto que muitas pessoas enfrentam, estar longe das pessoas queridas também é motivo de sofrimento. A ansiedade neste período vem se revelando uma das grandes inimigas de quem procura viver a vida de forma mais leve e agradável.

Para enfrentar esse momento difícil com mais serenidade, vamos compartilhar com você cinco sugestões para cuidar com carinho de si mesmo. Afinal, saúde mental é sinônimo de força e resiliência para superar as dificuldades. Confira!

Cuide da sua rotina: Com a necessidade de trabalhar em casa, muitas pessoas se viram perdidas em relação à rotina que tinham antes da pandemia. Uma dica fundamental para manter os hábitos diários é estabelecer horários, mesmo dentro de casa. Ou seja, procure acordar no mesmo horário de sempre, faça intervalos para almoço e lanche e, ao fim do dia, desligue seu computador e relaxe. Em tempos de home office, é necessário não se sobrecarregar com as tarefas, respeitando o tempo livre, assim como os fins de semana. Lembre-se de não trocar o dia pela noite, afinal, o sono é essencial para tranquilizar corpo e mente.

Divida as obrigações da casa: Com o home office e o isolamento social, as tarefas de casa e os cuidados com os filhos parecem tomar ainda mais tempo em nossas rotinas, não é? Por isso, é muito importante estabelecer limites para não ficar sobrecarregado. A dica, aqui, é dividir as obrigações com o parceiro ou parceira e, sempre que possível, tirar alguns minutos do dia para cuidar de si. Isso vale tanto para hobbies, como para um simples banho relaxante ou uma rotina de skincare.

Pratique exercícios e desenvolva novos hobbies: Ficar em casa não deve ser sinônimo de permanecer parado. Muito pelo contrário! Reserve alguns minutos do dia para se exercitar, nem que seja na sala de casa. Se puder, dê uma caminhada na rua (sempre de máscara e respeitando o distanciamento, ok?), alongue-se, medite. Escolha a atividade que mais lhe agrada e não deixe de praticá-la. Esse período é ideal para descobrir novas aptidões e desenvolver hobbies, pois eles ajudam a aliviar o estresse e tranquilizar a mente. Comece a ler aquele livro que há tempos está na estante, faça cursos online, cuide das plantas. São muitas ideias que podem somar bem-estar e qualidade de vida mesmo durante a pandemia.

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Mantenha o contato com as pessoas queridas: Utilize a tecnologia a seu favor neste momento e não deixe de conversar com seus amigos e familiares somente porque o isolamento físico se faz necessário. Neste período, use e abuse das redes sociais, ligações e chamadas de vídeo, assim seu dia ficará muito mais leve e você se sentirá próximo de quem ama.

Cuide da sua alimentação: Manter uma alimentação saudável é essencial para a sensação de bem-estar, assim como para a saúde. Em tempos de pandemia, ela faz ainda mais sentido, uma vez que fortalece nosso sistema imunológico e é uma grande aliada no combate à depressão. Por isso, lembre-se de priorizar refeições leves, não dispense as frutas e as verduras e consuma alimentos ricos em nutrientes. Deixe os doces, frituras e alimentos gordurosos um pouco de lado, assim como as bebidas alcoólicas. Equilíbrio é palavra-chave quando se fala em alimentação!

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Cuidar de corpo e mente de forma integrada é essencial para a qualidade de vida. No Art Beauty Center, entendemos que saúde é exatamente isso, por isso, desenvolvemos programas integrados, como a Academia do Cérebro. Lembre-se: olhar com carinho para a saúde mental é o primeiro passo para uma rotina mais saudável e equilibrada.

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