Art Beauty Center

Como cuidar das unhas

E deixá-las mais fortes e saudáveis.

Você tem dificuldades em cuidar das suas unhas, elas estão constantemente fracas e quebradiças? Com as mudanças que a pandemia impôs na rotina, muitas pessoas desenvolveram problemas relacionados às unhas e eles ganharam grande relevância nas consultas com dermatologistas.

É importante destacar que a avaliação profissional é fundamental para detectar a causa desse problema, que pode ser desde a falta de nutrientes, como questões emocionais. No entanto, algumas técnicas podem auxiliar na rotina de cuidados e deixar suas unhas mais fortes e saudáveis. Confira!

Deixe as unhas sem esmalte por alguns dias

Embora muitas mulheres tenham o hábito de manter as unhas pintadas constantemente, é importante saber que esse produto pode ser prejudicial quando usado em excesso, enfraquecendo e deixando as unhas mais quebradiças do que o normal. O ideal, conforme orientam os dermatologistas, é retirar o esmalte e manter as unhas livres por, pelo menos, dois dias. Somente após esse “detox”, refaça a esmaltação.

woman-nail-salon-receiving-manicure-by-beautician-beauty-treatment-concept.jpg

Hidrate unhas e cutículas

Além de hidratar corpo e rosto, cuidar das unhas e das cutículas é essencial para deixá-las mais bonitas e saudáveis. É possível encontrar cremes especiais para essa finalidade, ricos em vitaminas, como a biotina (B7). Ela auxilia no fortalecimento da unha, além de hidratar a cutícula e evitar aquela aparência de ressecamento na ponta dos dedos. Outra dica é sobre a manutenção das unhas com lixas e alicates: evite lixar a superfície e os cantinhos, pois esse procedimento pode deixá-las mais fracas e finas. Além disso, não remova as cutículas com alicate, opte por “empurrá-las” com o auxílio de uma espátula sem ponta. 

Cuide da alimentação e beba água

A alimentação saudável, assim como a ingestão adequada de água durante o dia, está relacionada a todas as questões que envolvem o nosso corpo, você já reparou? Com a saúde das unhas, é claro, isso não seria diferente. Para mantê-las fortes e saudáveis, atentar para os alimentos que são consumidos faz toda a diferença. Para isso, dê preferência a uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, como vitaminas (A, B e E são as mais indicadas) e minerais.

Além disso, a hidratação é fundamental para estimular o crescimento adequado das unhas e evitar o ressecamento das cutículas. Não esqueça de beber, pelo menos, dois litros de água ao dia, garantindo a quantidade necessária para que o seu corpo funcione da melhor maneira possível.

Utilize luvas ao usar produtos de limpeza

Nos hábitos do dia a dia, essa dica costuma ser esquecida, mas faz toda a diferença. Os produtos de limpeza possuem substâncias que podem ser prejudiciais à saúde da unha e até mesmo o detergente usado para lavar louça entra nessa lista. Por isso, a dica é aderir ao uso de luvas para realizar as tarefas da casa. Com o uso desse acessório, evita-se que os produtos químicos entrem em contato com as unhas, o que pode deixá-las fracas e com aquele aspecto de folha de papel, superfinas e frágeis.

Evite usar acetona

Seguindo a dica anterior, agora vamos falar sobre a acetona, um produto extremamente comum quando se pensa em unhas. Muitas pessoas não sabem, mas esse solvente químico é extremamente prejudicial e pode ser um dos motivos do enfraquecimento e ressecamento excessivo das unhas e pele. Por isso, chegou a hora de dizer adeus à acetona e aderir a removedores de esmalte que não levam essa substância em suas formulações. Atualmente, é possível encontrar diversas opções livres de acetona no mercado, como os removedores à base de óleo, que são tão eficientes quanto os mais populares.

Cuidar das unhas é sinônimo de saúde, autoestima e bem-estar, por isso, atente para todos os detalhes e, se necessário, procure um médico dermatologista de sua confiança.

Fale conosco!

Envie uma mensagem e responderemos o mais rápido possível.

Venha Conhecer
São Paulo
Uberaba