Art Beauty Center

Como manter a pele bonita e saudável

Durante os meses de frio?.

Com a chegada do outono-inverno, nossa pele pode sofrer com as alterações na temperatura. Isso porque, a combinação entre clima frio e seco tende a potencializar o ressecamento, principalmente no rosto e nas mãos. É importante lembrar que a pele do corpo inteiro está sujeita a essas ações, por isso, os cuidados devem ser completos.

O ressecamento, aliás, é uma das queixas mais comuns dos pacientes que chegam ao consultório de dermatologia nesta época do ano, no entanto, alguns cuidados são fundamentais para manter a pele saudável durante os meses mais frios.

2.jpg

Hidratação em dia

Mesmo nos dias mais frios, quando a sensação de sede tende a diminuir, é fundamental manter a hidratação em dia e beber uma quantidade adequada de água. Além disso, deve-se evitar banhos muito quentes e longos, pois a água quente em excesso pode ser prejudicial para a camada de proteção que existe em nossa pele (chama-se manto hidrolipídico e funciona como uma espécie de hidratante natural). A água muito quente também pode ser prejudicial para quem apresenta oleosidade em excesso na pele.

Utilizar cremes hidratantes é uma excelente alternativa para controlar o ressecamento da pele. O ideal é aplicá-lo logo após sair do chuveiro, ainda dentro do banheiro para aproveitar o vapor quente do local, pois ele auxilia absorção. No entanto, um cuidado: é importante utilizar produtos adequados ao seu tipo de pele e escolher um para o rosto e outro para o restante do corpo, visto que cada área requer cuidados específicos. Para quem sofre com a pele oleosa ou acneica, utilize somente cremes oil free. O ideal é conversar com o médico dermatologista de sua confiança para que juntos decidam sobre os produtos mais adequados.

Ah! Importante não esquecer dos lábios, pois essa região costuma sofrer muito com a chegada do inverno. A pele ressecada responsável pelo efeito de “lábios rachados” pode causar grandes incômodos, por isso é essencial utilizar hidratantes labiais e reaplicá-lo ao longo do dia. Se houver necessidade, utilize um creme mais intenso durante à noite para auxiliar na hidratação mais intensa.

Cuide da alimentação

A alimentação saudável é um requisito durante todo o ano, no entanto, com a chegada dos meses mais frios ela se torna ainda mais essencial. Neste período, é indicado consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais, como as frutas e verduras, que são importantes aliadas contra o envelhecimento precoce, uma vez que neutralizam as ações dos radicais livres no organismo.

Como já falamos anteriormente, ingerir bastante água continua sendo essencial, mesmo no inverno. Embora a sensação de sede seja menor quando comparada aos dias de verão, beber dois litros de água diariamente é fundamental para preservar a hidratação do corpo como um todo.

Momento ideal para consultar um dermatologista

A chegada do outono-inverno é o momento ideal para marcar aquela consulta que há meses você está adiando. Você sabia que esse período é o mais indicado para realizar procedimentos dermatológicos? Isso porque, diferentemente do verão, durante os meses de frio costumamos ficar menos expostos ao sol, facilitando os cuidados pós-tratamento. Então, se você tem em mente realizar algum procedimento, como peeling e até mesmo depilação, esta é a hora mais indicada.

Como última dica, mas não menos importante, não esqueça de utilizar protetor solar diariamente, pois mesmo no outono-inverno os raios solares são prejudiciais à saúde da pele. Para combater doenças, evitar o aparecimento de manchas e o envelhecimento precoce, o protetor continua sendo um importante aliado.

Fale conosco!

Envie uma mensagem e responderemos o mais rápido possível.

Venha Conhecer
São Paulo
Uberaba