Art Beauty Center

Meias de compressão

para que servem?.

Muito conhecida entre as pessoas que sofrem com dores, inchaços e varizes nas pernas, a meia de compressão é, atualmente, um dos componentes utilizados no tratamento da doença venosa crônica. Como o próprio nome sugere, sua atuação está relacionada à compressão da região inferior da perna e ao estímulo da circulação sanguínea. Assim, auxilia no alívio dos sintomas e proporciona mais qualidade de vida ao paciente.

Além de estimular a circulação sanguínea, as meias de compressão aliviam a sensação de cansaço que pode surgir na região, sendo um importante recurso para quem trabalha em pé ou sentada durante um longo período de tempo. “Essas meias têm compressão graduada a partir do tornozelo, exercendo uma maior pressão nas regiões distais do membro inferior. Essa compressão favorece o retorno do sangue para o coração, auxiliando a panturrilha no bombeamento”, explica a Dra. Ana Beatriz Paviotti, cirurgiã vascular do Art Beauty Center.

Atualmente, a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) estima que 38% da população brasileira em idade adulta apresenta vasos e varizes em diferentes graus. E esta condição pode afetar até 33% das mulheres ao longo da vida, enquanto entre os homens, a expectativa é de 20%. Além das questões estéticas, as varizes causam incômodos nos pacientes, variando de dores leves à sensação de queimação e inchaço constantes.

No mercado, é possível encontrar diferentes tipos de meias, sendo cada uma delas indicadas para situações e graus específicos da doença venosa crônica. Por isso, conforme orienta a SBACV, é essencial ter a orientação de um médico antes da escolha. Além de modelos variados, com tamanhos que vão da panturrilha a meia-coxa e meia-calça, existem as linhas preventiva, estética, esportiva e medicinal.

Conheça os tipos de meias de compressão:

Suave compressão (15-20mmHG): essa é a meia indicada para pessoas que ficam muitas horas na mesma posição, seja em pé ou sentadas. Além disso, pode ser utilizada em viagens longas. Sua compressão é a mais leve de todas, por isso, tem caráter preventivo e serve como uma aliada no bem-estar e qualidade de vida, evitando dores e inchaços nas pernas.

Média compressão (20-30mmHG): Para quem já sofre com os sintomas de pernas cansadas, com dores e inchaços ao fim do dia, além de pacientes que já apresentam varizes, as meias de média compressão costumam ser indicadas para aliviar os sintomas e auxiliar no tratamento.

Alta compressão (30-40mmHg): Para os pacientes em estágio avançado de varizes, com inchaços e dores severas, além de casos graves de doença venosa, a meia de alta compressão é a mais recomendada pelos médicos. Também são utilizadas em situações de úlceras venosas, edemas persistentes e outras.

close-up-hands-massaging-legs.jpg

Benefícios das meias de compressão

  • Estimulam a circulação sanguínea
  • Reduzem o inchaço nas pernas
  • Amenizam a sensação de cansaço
  • Diminuem o risco de trombose em determinadas situações (viagens longas ou em pessoas que passam muitas horas do dia na mesma posição)
  • Auxiliam no desempenho esportivo

É importante lembrar que as meias de compressão não previnem o surgimento das varizes, já que o fator genético tem grande influência. No entanto, elas são úteis no alívio dos sintomas e representam um dos principais pilares do tratamento da doença venosa crônica.

Se você sente dores nas pernas ou se incomoda com a aparência dos vasos, agende a sua consulta na Academia da Saúde Vascular do Art Beauty Center. Contamos com profissionais especializados e equipamentos de última geração para oferecer os melhores tratamentos para você.

Fale conosco!

Envie uma mensagem e responderemos o mais rápido possível.

Venha Conhecer
São Paulo
Uberaba