Art Beauty Center

Os efeitos do estresse na pele: como identificar e se prevenir!

Conheça os efeitos do estresse na pele e como prevenir.

Sempre que estamos estressados, nervosos ou nos sentindo em perigo, nosso cérebro dispara um efeito de proteção: nosso corpo libera certos hormônios, a frequência cardíaca acelera, a respiração fica ofegante, nossos músculos se contraem, entre outras reações.

Com o estresse cada vez mais frequente na vida moderna, estamos constantemente em um estado de alerta, seja pelas obrigações de trabalho ou estudo, as exigências sociais, os perigos da vida urbana, e tudo isso acaba cobrando um preço do nosso corpo, inclusive da nossa pele.

No artigo de hoje, você vai conhecer os efeitos do estresse na pele, por que isso ocorre e como é possível evitar.

Boa leitura!
 

Por que o estresse pode afetar a pele?

Segundo um estudo de 2014, publicado no periódico científico Inflamm Allergy Drug Targets, o estresse constante faz com que o corpo produza uma quantidade abundante de adrenalina e também de cortisol, também conhecido como “hormônio do estresse”.

Segundo esse estudo, isso reduz a quantidade de fibroblastos, provocando uma diminuição da elastina e do colágeno, responsáveis pela firmeza e tonificação da pele. 

Além disso, os cabelos também sofrem, já que o cortisol encurta a fase de crescimento capilar e agrava processos como o eflúvio telógeno e a alopecia areata; ambas doenças capilares que provocam a queda dos fios.

Efeitos do estresse na pele

Como vimos, nos cabelos pode haver uma maior queda e quebra dos fios. Já nas mãos, as unhas podem ficar quebradiças, fracas e manchadas. No entanto, a pele é a que mais sofre e várias condições podem ter origem no estresse, como:

 

1. Dermatites e alergias

O estresse também ajuda a diminuir a imunidade. Assim, doenças como dermatites e alergias podem se tornar mais frequentes, e seus efeitos sobre a pele são conhecidos: vermelhidão, irritação, carocinhos, inflamações, descamação, manchas, entre outros.

Além disso, favorece também outros problemas, como bronquites, crises de asma, por exemplo, que podem aparecer com mais frequência e/ou serem agravadas. 

 

2. Cicatrização mais lenta

O corpo sob efeito de estresse leva mais tempo que o necessário para reparar feridas porque, além de comprometer o sistema imunológico, esse estado também provoca uma elevação de substâncias inflamatórias combinadas com uma menor presença de células saudáveis no local da lesão.

 

3. Acne

O estresse aumenta a produção das glândulas sebáceas e a oleosidade da pele, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas.   

Além disso, é comum aumentar nossa transpiração em momentos de estresse, o que piora ainda mais o quadro e o aspecto da pele.

 

4. Olheiras

Seja por fatores genéticos ou pela rotina, algumas pessoas sofrem permanentemente com as famosas “bolsas” embaixo dos olhos, e seu aspecto pode ser piorado pelo estresse.

Noites mal dormidas e rotinas cansativas aumentam as olheiras e o efeito de “rosto cansado”.

 

Como prevenir e tratar os efeitos do estresse na pele?

Infelizmente, nem sempre é possível abrir mão da nossa rotina, mas podemos fazer com que ela se torne menos estressante! 

Avaliar os fatores que geram estresse no cotidiano e buscar formas melhores e mais leves de lidar com eles pode ser um caminho importante, tanto para a saúde quanto para sua paz de espírito.

Responda a si mesmo se certas questões compensam seu desgaste ou se é melhor deixar para lá. Ou então, o que é possível delegar para outra pessoa? 

Inclua em sua rotina momentos de prazer e relaxamento, como esportes que você gosta, a leitura de um livro ou mesmo se permitir não fazer nada de vez em quando.

São todas reflexões importantes, que podem apontar caminhos que tornem sua vida menos estressante. Vale a pena investir nisso!

 

Melhores tratamentos para combater os efeitos do estresse na pele

Existem tratamentos que podem ajudar a reduzir sinais ocasionados pelo estresse e, até mesmo, fazê-los regredir.

Além de investir em produtos específicos, alguns procedimentos clínicos podem fazer maravilhas pela sua pele.

 

1. Toxina Botulínica 

Uma das reações mais comuns quando estamos emocionalmente alterados é o semblante carregado, o “rosto fechado”, a testa enrugada e coisas do tipo.

Além de todo o efeito hormonal do estresse sobre a saúde da pele, o próprio estado emocional que isso gera acaba acelerando o surgimento de rugas e marcas de expressão mais cedo do que deveriam.

O uso da toxina botulínica pode ser um importante aliado na prevenção desses efeitos, reduzindo as rugas e as marcas de expressão.

 

2. Preenchimentos

Levando em conta a forma e as linhas do rosto da paciente, o preenchimento com ácido hialurônico tem o poder de aumentar a hidratação, dar mais sustentação e preenchimento à pele.

Procedimentos como o Preenchimento MD Codes ajudam a revitalizar a pele e a amenizar o envelhecimento precoce, efeitos do estresse.

 

3. Peelings químicos e físicos 

O Peeling provoca uma leve descamação da pele, estimulando a renovação celular e reduzindo linhas de expressão, oleosidade, manchas e atenuando os efeitos do estresse.

 

Esse procedimento pode ser feito tanto com o auxílio de ácidos especiais específicos (peeling químico) quanto com o uso de aparelhos que geram uma microabrasão (peeling físico).

 

4. Luz pulsada

Uma das tecnologias mais conhecidas e usada para diversas finalidades, o tratamento por luz pulsada atua no combate a manchas, além de estimular a produção de colágeno.

Como resultado, o procedimento ajuda na prevenção de rugas e traz mais vitalidade à pele, sendo um tratamento mais suave do que o peeling, por exemplo.

 

5. Sculptra 

O Sculptra® é um bioestimulador de colágeno, que auxilia a recuperar a elasticidade e o tônus da pele, que são prejudicados pela redução dos fibroblastos, que também é efeito do excesso de cortisol no organismo.

 

Pele linda é na Art Beauty Center

Neste artigo você leu um pouco sobre os efeitos do estresse na pele. Com planejamento e autocuidado, é possível controlar o estresse diário e conseguir poupar o corpo de seus efeitos. 

Já para realizar os cuidados clínicos com sua pele, considere a Art Beauty Center como sua melhor opção de cuidados e beleza!

Com a supervisão técnica da Dra. Geisa Costa, que coordena e planeja pessoalmente (juntamente com seus especialistas) tratamentos integrados, entendendo as necessidades de cada paciente.

Além disso, oferecemos às nossas pacientes um serviço inovador e personalizado, para resultados ainda mais incríveis: a Academia da Beleza! No vídeo abaixo a Dra. Geisa mostra como funciona:

Se você está em São Paulo-SP ou Uberaba-MG, clique no botão abaixo e agende sua visita!
 

COMECE A MELHOR FASE DA SUA PELE

 

Siga também nosso perfil no Instagram para receber mais dicas de saúde e beleza!

Fale conosco!

Envie uma mensagem e responderemos o mais rápido possível.

Venha Conhecer
São Paulo
Uberaba