Art Beauty Center

Primavera e Alergias

Como prevenir as alergias na estação?.

A estação das flores é um convite a aproveitar os dias ao ar livre. Com as temperaturas subindo, quem não gosta de passear pelo parque ou descansar no quintal de casa, não é? Mas é também nesse período que as alergias ocasionadas pelas plantas costumam aparecer. E, embora a floração possa ser prejudicial, com alguns cuidados é possível manter a qualidade de vida e aproveitar o melhor da temporada.

A rinite alérgica é uma das condições mais conhecidas, com sintomas de tosse, coriza e espirros. No entanto, existem outros tipos de alergia que são relacionados à pele, como é o caso da dermatite de contato. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), essa reação inflamatória ocorre a partir do contato da pele com um agente causador de irritação ou alergia. A crise alérgica se desencadeia após algumas exposições, como um sistema de defesa do organismo.

Em geral, a dermatite de contato está relacionada a produtos de uso diário, perfumes e, na Primavera, se desencadeia a partir do contato com flores e plantas. Um dos exemplos é a urticária, causada pela urtiga. Essa é uma planta comum em trilhas e até mesmo em jardins, causando vermelhidões e erupções na pele mesmo em quem não tem predisposição alérgica. Por isso, é preciso estar atento e evitar a exposição.

pexels-susanne-jutzeler-2099737.jpg

Também existem pacientes com crises alérgicas a partir do contato com flores, devido ao pólen que elas soltam. Além da época de polinização, o aumento da temperatura e a umidade do ar favorecem a incidência de alergias de pele. Ao usar roupas mais curtas, o indivíduo deixa o seu corpo exposto aos fatores de risco, o que ajuda a entender o aumento de casos no último trimestre do ano. As dermatites causam muita coceira, ardor e vermelhidão na região exposta, mas em casos mais agudos podem ocasionar feridas, inchaço e descamação.

Quais são os sintomas da dermatite de contato?

  • Ardor e queimação
  • Coceira/prurido
  • Erupções e inchaço
  • Pequenas bolhas, fissuras ou feridas com crostas
  • Pele seca e áspera
  • Descamação da pele

Embora essa doença dermatológica não tenha cura, é possível investir em alguns cuidados diários, a fim de evitar os sintomas. O médico dermatologista é o profissional especializado nessas patologias e ele pode orientar de maneira individualizada cada paciente.

Como prevenir crises alérgicas na Primavera?

  • Usar filtro solar sempre que sair à rua
  • Preferir roupas com tecidos leves, para favorecer a transpiração
  • Não tomar banhos demorados ou em excesso ao longo do dia
  • Evitar o uso de esponjas, que podem prejudicar a camada de proteção natural da pele
  • Em contato com a natureza, como em trilhas, vestir roupas que cubram as extremidades do corpo
  • Evitar flores que soltam pólen dentro de casa

Dica: Lembre-se de manter as janelas de casa abertas durante o dia, para que o ar possa circular nos ambientes internos. Diferente do que algumas pessoas pensam, fechar a casa na época da primavera não é a solução para evitar crises alérgicas. A renovação do ar é essencial para a saúde e qualidade de vida, principalmente no caso de pessoas que sofrem com alergias.

Se você tem dúvidas sobre as alergias ocasionadas pelas plantas e quer saber como se prevenir, entre em contato com o Art Beauty Center e agende a sua consulta com o dermatologista.

Fale conosco!

Envie uma mensagem e responderemos o mais rápido possível.

Venha Conhecer
São Paulo
Uberaba