Art Beauty Center

Sorriso gengival

O que é e como corrigir?.

Um sorriso bonito faz toda a diferença, afinal, ele é considerado uma das características mais marcantes em uma pessoa. Além disso, é responsável por melhorar a autoestima e a autoconfiança. Mas você sabia que existem diversos fatores que contribuem para a harmonia do sorriso, muito além dos dentes brancos e alinhados? O sorriso gengival, por exemplo, é uma condição que incomoda alguns pacientes, mas atualmente é possível realizar tratamentos simples e eficientes para corrigi-lo, como veremos a seguir.

O que é sorriso gengival?

Em primeiro lugar, é importante entender o que caracteriza um sorriso gengival. Quando uma pessoa sorri, espera-se um certo equilíbrio entre as proporções dos dentes, lábios e gengiva. Dessa forma, o sorriso gengival é considerado aquele sorriso que expõe parte da gengiva, podendo ser tanto na arcada superior (a mais comum), quanto na inferior.

De maneira geral, quando um paciente expõe mais de 3 milímetros de sua gengiva ao sorrir, o caso pode ser considerado como sorriso gengival, já que existe um pequeno desequilíbrio e assimetria. Há casos mais acentuados e, em algumas situações, quando a gengiva se faz ainda mais proeminente, pode ocorrer ressecamento da região, prejudicando a saúde bucal da pessoa.

Não existe uma causa única para o sorriso gengival, são fatores genéticos que podem influenciar nessa característica, como o crescimento excessivo dos ossos maxilares e alterações musculares, como no músculo responsável pelo movimento dos lábios. A periodontite, que é uma inflamação nos tecidos que suportam os dentes, o uso de determinados medicamentos ou mesmo a hipertrofia da gengiva ocasionada pelos aparelhos ortodônticos também podem estar relacionadas ao sorriso gengival.

1.jpg

Existe tratamento para o sorriso gengival?

Algumas pessoas não se incomodam com essa característica, no entanto, no caso de pacientes que desejam melhorar esse aspecto, atualmente é possível corrigir o sorriso gengival com técnicas modernas, sendo cirúrgicas ou não. Em muitos casos, a toxina botulínica é uma excelente aliada no tratamento não invasivo do sorriso gengival. Sem cortes e praticamente indolor, o botox é aplicado para relaxar os músculos responsáveis pela movimentação dos lábios, diminuindo a proporção gengival que fica aparente ao sorrir.

Para descobrir qual é o tratamento mais indicado, é essencial consultar com um dentista, que poderá avaliar o motivo do sorriso gengival. O botox pode ser utilizado quando a causa do desequilíbrio estiver relacionada à hiperatividade muscular. A substância, que é altamente conhecida pelo seu poder rejuvenescedor, já que diminui as marcas de expressão do rosto, também tem eficácia na melhora da harmonia do sorriso.

A toxina botulínica, ao ser aplicada, impede que o organismo libere a acetilcolina, causando um bloqueio da contração muscular na região em que foi aplicada. Vale lembrar que esse não é um procedimento definitivo, já que o efeito da substância dura de três a seis meses, conforme o organismo do paciente. Sendo assim, será preciso retornar ao consultório, conforme a indicação do profissional, para refazer a aplicação periodicamente.

Se você deseja melhorar a harmonia do seu sorriso, agende a sua consulta odontológica no Art Beauty Center. Contamos com uma equipe multidisciplinar qualificada para cuidar da sua saúde e bem-estar.

Fale conosco!

Envie uma mensagem e responderemos o mais rápido possível.

Venha Conhecer
São Paulo
Uberaba