Art Beauty Center

Tricologia

Como é a consulta médica? .

Você já ouviu falar em Tricologia? Essa é uma especialidade dentro da Dermatologia, focada no estudo da anatomia, fisiologia e das patologias referentes ao couro cabeludo, aos cabelos e aos pelos do indivíduo, conforme a definição da Sociedade Brasileira de Tricologia (SBTri). Mas como funciona uma consulta com o médico tricologista? Quais são os protocolos, exames e principais assuntos abordados por esse especialista? Continue a leitura e saiba mais!

Ao perceber a queda inesperada, brusca e acentuada dos cabelos, é muito comum ficar preocupado, sem entender o motivo para essa condição. Nesse caso, o mais indicado é procurar um médico tricologista, a fim de investigar e entender o que está acontecendo no organismo que possa ter relação com a perda de cabelos. É importante lembrar que a queda dos fios é um assunto médico e não se deve tentar resolvê-lo por conta própria, com a automedicação ou uso de tratamentos sem orientação de um profissional.

Como funciona a consulta com o tricologista?

Médico tricologista copiar.jpg

Em geral, a consulta médica com o tricologista inicia com a anamnese do paciente, na qual o profissional direciona algumas perguntas a fim de entender o histórico do indivíduo, quais são as suas principais queixas e o que o levou à consulta. Em seguida, é hora de um exame de avaliação, no qual serão analisados tanto a saúde e as condições do couro cabeludo, quanto dos cabelos e dos pelos.

E você sabia que a tricologia vai muito além dos cabelos? Ela pode tratar alergias, quedas e falhas em outras regiões, como nas sobrancelhas e na barba. Por isso, o profissional costuma avaliar todas essas áreas, a fim de detectar problemas que possam estar relacionados com a queixa inicial do paciente. Após essa avaliação, o ele poderá solicitar alguns exames complementares, para verificar outras questões no quadro clínico e, assim, iniciar o melhor protocolo.

Os tratamentos podem variar conforme cada situação, incluindo desde procedimentos tópicos e medicações, até terapias com laser e outras técnicas direcionadas às especificidades de cada caso. Por isso, a consulta com o médico tricologista é fundamental, afinal, saúde capilar é assunto sério e requer todos os cuidados necessários para a qualidade de vida do paciente.

O que é tricoscopia? Saiba mais sobre este exame!

Camada 2 copiar.jpg

Entre os exames realizados na área da tricologia está o de tricoscopia. Através dele, o médico consegue visualizar a condição real do couro cabeludo do paciente, fazendo um diagnóstico preciso das tricopatias que possam estar relacionadas à queixa inicial. Ou seja, com ele é possível avaliar o que pode estar prejudicando a saúde do couro cabeludo, dos fios de cabelo ou até mesmo dos pelos de outras regiões do corpo.

O exame é realizado em consultório de maneira simples, indolor e não invasiva. Através de um equipamento moderno, o tricologista visualiza toda a região, observando as estruturas capilares do indivíduo, como a sua haste capilar, o orifício folicular, as áreas peri e interfolicular, além dos vasos do couro cabeludo. Assim, é possível detectar locais que apresentam comprometimento e até mesmo os graus de intensidade. Doenças como alopecia areata, eflúgio telógeno, calvície e lúpus podem ser diagnosticadas através da tricoscopia.

A tricologia é a área médica dedicada aos cuidados com o couro cabeludo, cabelos e pelos do paciente. Para agendar a sua consulta com o médico tricologista, entre em contato agora mesmo com Art Beauty Center. Contamos com uma equipe qualificada e os mais modernos equipamentos, tudo pensado para cuidar da sua saúde do jeito que você merece.

 

Fale conosco!

Envie uma mensagem e responderemos o mais rápido possível.

Venha Conhecer
São Paulo
Uberaba