Art Beauty Center

Xô, açúcar!

Por que evitá-lo em uma dieta saudável?.

Você se considera uma formiguinha e evitar doces é tarefa quase impossível em sua rotina? Para muitas pessoas, o consumo de chocolates, balas e biscoitos é um hábito e ficar longe desses alimentos pode causar sensações de desconforto. Isso acontece porque o açúcar – principalmente o branco, que está presente em diversos itens comestíveis do nosso dia a dia – atua na produção e liberação de serotonina, hormônio responsável pela felicidade, e da dopamina, neurotransmissor relacionado à sensação de prazer no corpo humano.

Através do consumo de açúcar algumas emoções são trazidas à tona, em geral, aquelas ligadas à satisfação. Ele causa uma espécie de dependência e sua falta pode gerar abstinência. Resumindo: o consumo de açúcar está relacionado às reações que ele ativa em nosso cérebro, mas não pode ser caracterizado como uma necessidade propriamente dita. No entanto, não é apenas nas sensações que ele age. Estes alimentos possuem alto valor glicêmico e podem afetar outros órgãos do corpo antes mesmo de entrarem em contato com a corrente sanguínea.

Imagem28.jpg

O açúcar em contato com o sangue

Ao entrar no organismo, o açúcar é processado pelo pâncreas, órgão onde a insulina é produzida para a quebra da glicose – o objetivo é limitar a quantidade que será liberada para a corrente sanguínea. Porém, o problema está no consumo excessivo de alimentos ricos neste monossacarídeo, uma vez que a insulina terá dificuldades em realizar estas quebras. Assim, uma quantidade exagerada de moléculas de glicose poderá entrar em contato com o sangue. Por isso, a importância de controlar a ingestão de açúcar e proteger o corpo contra os malefícios que esta relação pode causar.

Embora o açúcar seja essencial para o bom desempenho do organismo, uma vez que a glicose atua na função da retina e dos rins, além de ser fundamental para o desempenho cerebral, é importante lembrar que isso não significa dizer que o consumo de alimentos industrializados é recomendado. De maneira saudável, o açúcar pode ser encontrado em muitos outros itens de uma dieta regulada, como nas frutas e nos alimentos do grupo dos carboidratos (massas e pães, por exemplo), que devem ser ingeridos com moderação.

Pensando na saúde, o equilíbrio é fundamental. Em momentos específicos, é possível saborear doces de sua preferência, no entanto, prefira sempre uma rotina com alimentação balanceada. Além do ganho de peso, que pode resultar em problemas como a obesidade, há outras consequências relacionadas ao consumo excessivo de açúcar, entre eles a diabetes. E como agravante, estão as dificuldades relacionadas à visão, aos rins e até mesmo ao sistema cardiovascular do indivíduo.

Imagem29.jpg

Benefícios de uma dieta equilibrada

Em um primeiro momento, muitas pessoas podem buscar uma alimentação saudável com o intuito de perder peso. No entanto, além do emagrecimento (que é um dos resultados mais visíveis da dieta balanceada), trocar os alimentos industrializados e ricos em açúcares por outros mais saudáveis acarreta em melhoras para diversos âmbitos da vida. É a partir da alimentação que conquistamos a energia necessária para enfrentar o dia a dia com disposição e força de vontade.

Cuidando da alimentação é possível manter sob controle outros fatores importantes para o funcionamento do organismo, como colesterol, glicose, triglicerídeos, entre outros. Essa é uma mudança importante para aqueles que, muito além do peso, buscam mudanças no bem-estar e na qualidade de vida. Por isso, a importância de consultar profissionais qualificados, pois através de um acompanhamento de qualidade é possível traçar metas e atingir resultados satisfatórios e duradouros. Afinal, a alimentação saudável deve se tornar uma atitude, um estilo e uma escolha de vida.

Fale conosco!

Envie uma mensagem e responderemos o mais rápido possível.

Venha Conhecer
São Paulo
Uberaba