
Primavera e Alergias
Como prevenir as alergias na estação?
A estação das flores é um convite a aproveitar os dias ao ar livre. Com as temperaturas subindo, quem não gosta de passear pelo parque ou descansar no quintal de casa, não é? Mas é também nesse período que as alergias ocasionadas pelas plantas costumam aparecer. E, embora a floração possa ser prejudicial, com alguns cuidados é possível manter a qualidade de vida e aproveitar o melhor da temporada.
A rinite alérgica é uma das condições mais conhecidas, com sintomas de tosse, coriza e espirros. No entanto, existem outros tipos de alergia que são relacionados à pele, como é o caso da dermatite de contato. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), essa reação inflamatória ocorre a partir do contato da pele com um agente causador de irritação ou alergia. A crise alérgica se desencadeia após algumas exposições, como um sistema de defesa do organismo.
Em geral, a dermatite de contato está relacionada a produtos de uso diário, perfumes e, na Primavera, se desencadeia a partir do contato com flores e plantas. Um dos exemplos é a urticária, causada pela urtiga. Essa é uma planta comum em trilhas e até mesmo em jardins, causando vermelhidões e erupções na pele mesmo em quem não tem predisposição alérgica. Por isso, é preciso estar atento e evitar a exposição.
Também existem pacientes com crises alérgicas a partir do contato com flores, devido ao pólen que elas soltam. Além da época de polinização, o aumento da temperatura e a umidade do ar favorecem a incidência de alergias de pele. Ao usar roupas mais curtas, o indivíduo deixa o seu corpo exposto aos fatores de risco, o que ajuda a entender o aumento de casos no último trimestre do ano. As dermatites causam muita coceira, ardor e vermelhidão na região exposta, mas em casos mais agudos podem ocasionar feridas, inchaço e descamação.
Veja como diminuir a oleosidade da sua pele!
Quais são os sintomas da dermatite de contato?
- Ardor e queimação
- Coceira/prurido
- Erupções e inchaço
- Pequenas bolhas, fissuras ou feridas com crostas
- Pele seca e áspera
- Descamação da pele
Embora essa doença dermatológica não tenha cura, é possível investir em alguns cuidados diários, a fim de evitar os sintomas. O médico dermatologista é o profissional especializado nessas patologias e ele pode orientar de maneira individualizada cada paciente.
Como prevenir crises alérgicas na Primavera?
- Usar filtro solar sempre que sair à rua
- Preferir roupas com tecidos leves, para favorecer a transpiração
- Não tomar banhos demorados ou em excesso ao longo do dia
- Evitar o uso de esponjas, que podem prejudicar a camada de proteção natural da pele
- Em contato com a natureza, como em trilhas, vestir roupas que cubram as extremidades do corpo
- Evitar flores que soltam pólen dentro de casa
Dica: Lembre-se de manter as janelas de casa abertas durante o dia, para que o ar possa circular nos ambientes internos. Diferente do que algumas pessoas pensam, fechar a casa na época da primavera não é a solução para evitar crises alérgicas. A renovação do ar é essencial para a saúde e qualidade de vida, principalmente no caso de pessoas que sofrem com alergias.
Se você tem dúvidas sobre as alergias ocasionadas pelas plantas e quer saber como se prevenir, entre em contato com o Art Beauty Center e agende a sua consulta com o dermatologista.