Toxina botulínica: mitos e verdades
Rejuvenescer o rosto e suavizar as indesejadas linhas de expressão é o sonho de muita gente. De todos os tratamentos, o mais lembrado é, sem dúvida, a aplicação de toxina botulínica , substância cuja marca mais famosa é o Botox.
No entretanto, mesmo com toda essa popularidade, ela está rodeada de opiniões, que nem sempre correspondem à realidade.
Para jogar luz sobre esse tratamento tão importante e com resultados tão bons, neste artigo listamos os principais mitos e verdades sobre a toxina botulínica.
Vamos nessa?
Afinal, o que é e como age a toxina botulínica?

A substância toxina botulínica é, na verdade, um composto proteico. Apesar de a maioria das pessoas se referir a ela como Botox, essa é apenas uma das marcas comercializadas por um dos laboratórios que têm a permissão da Anvisa para fabricar a toxina botulínica.
As marcas e seus respectivos laboratórios são:
-
- Botulift®, do laboratório Bergamo.
- Botox® , do laboratório Allergan;
- Dysport®, do laboratório Ipsen.
- Prosigne®, do laboratório Cristália.
- Xeomin®, do laboratório Merz.
Derivada da bactéria Clostridium botulinum , a toxina botulínica é o resultado de um processo rigoroso de purificação em laboratório . Após essa etapa, a substância atinge um alto nível de concentração de toxina botulínica, sendo o sorotipo A o mais utilizado comercialmente para fins estéticos.
Como age?
A toxina botulínica em pó é diluída em soro fisiológico e aplicada no músculo desejado, com uso de uma pequena agulha. Após algum tempo, a substância impede a conexão entre nervos e músculos , agindo como um bloqueador neuromuscular.
Essa paralisia muscular impede a formação das dinâmicas (surgem quando os músculos se movimentam) o que impede ou suaviza a formação das rugas estáticas (aquelas sempre visíveis, como o bigode chinês ). Dessa forma, a toxina botulínica auxilia no rejuvenescimento facial e melhora a harmonia do rosto.
A palavra “paralisia” pode assustar à primeira vista, mas se trata de um bloqueio temporário de músculos específicos, responsáveis pela formação das indesejadas rugas. Resumindo, é um efeito benéfico.
A seguir, veja quais as principais crenças e mitos sobre o tratamento e o que é fato.
Veja também: Por que skincare é tão importante?
Mitos e verdades sobre toxina botulínica
1. Transmite botulismo
Mito!
Além de ser purificada em um processo rigoroso em laboratório, as doses são pequenas. Ou seja, o procedimento é muito seguro e controlado . Naturalmente é sempre recomendado realizar seu procedimento em um local autorizado, de preferência por dermatologista.
2. Os resultados são imediatos
Mito!
Os resultados começam a surgir após 72h, sendo que os efeitos plenos serão notados após 1 ou 2 semanas.
3. É contraindicado para gestantes e lactantes
Verdade!
Não existem estudos que comprovem possíveis riscos ou níveis seguros para gestantes e bebês. Portanto, pessoas nessa condição não devem utilizar a toxina botulínica. A contraindicação serve ainda para:
- pacientes alérgicos aos componentes da substância;
- pessoas com problemas de coagulação do sangue;
- quem tem doenças neuromusculares;
- pacientes com doenças imunológicas.
4. Os efeitos são permanentes
Mito!
Os resultados da toxina botulínica duram cerca de 6 meses; sendo um pouco mais ou um pouco menos, a depender de cada pessoa e dos seus hábitos de vida. Após esse período, a reaplicação é necessária.
5. A aplicação é dolorosa
Mito!
Antes da aplicação, geralmente é aplicada pomada anestésica. Isso evita maiores incômodos e dá mais tranquilidade ao(à) paciente durante o tratamento. O máximo que você vai sentir é uma leve picadinha no local da aplicação.
6. Pode ser usado preventivamente
Verdade!
Pessoas mais jovens podem utilizar a toxina botulínica para evitar a formação de linhas de expressão, rugas e sulcos. Inclusive essa é uma das estratégias mais eficazes. Porém essa indicação deve ser feita sempre de forma individualizada e por um(a) dermatologista.
Quais tratamentos complementam a toxina?

Alguns tratamentos potencializam os resultados obtidos com a toxina botulínica. Conheça os melhores procedimentos para deixar sua pele incrível:
Bioestimuladores de colágeno
Tanto o Sculptra® quanto o Radiesse® são substâncias biocompatíveis, que estimulam a produção de colágeno na pele. O resultado é mais sustentação, viço e a reposição de volume perdido com o envelhecimento.
Preenchimento com ácido hialurônico
Para realização do preenchimento, o(a) dermatologista analisa os pontos de perda de densidade e volume, usando o tratamento para repor esse volume e rejuvenescer a área. Também atua na harmonização do rosto, podendo corrigir algumas características incômodas.
Peeling
Podendo ser feito por meios físicos, químicos ou a laser, o peeling remove camadas superficiais da pele e tecido morto. Esse processo estimula a renovação celular e a produção de colágeno, melhorando o aspecto de linhas de expressão.
Ultraformer III
Nesse tratamento, por meio de ondas de calor, o Ultraformer III rompe as células de gordura da área tratada. O procedimento também estimula a produção de colágeno e tonifica a pele, melhorando o contorno corporal e facial.
Pode ser realizado na região do abdome, flancos, costas e braços, mas também tem excelentes efeitos na face, por exemplo, na região da papada.
Pele bonita é no Art Beauty Center
E chegamos ao fim de mais um artigo! Se você está interessada nos benefícios da toxina botulínica, mas quer um local seguro e profissionais altamente qualificados, o Art Beauty Center by Geisa Costa oferece o que há de melhor e mais moderno em tratamentos dermatológicos!
Agende hoje mesmo uma avaliação e venha cuidar da beleza e da saúde da sua pele.
O post Toxina botulínica: mitos e verdades apareceu primeiro em Art Beauty Center.
VEJA OUTROS ARTIGOS DO Blog
Confira outros artigos que selecionamos para você!


