Art Beauty Center

Pele com acne: melhores opções para controlar o problema ou tratar as cicatrizes!

Quem nunca sonhou com uma pele lisinha, sem imperfeições? . No entanto, existem vários fatores que podem interferir na aparência da cútis e tornar mais distante esse sonho de ter uma pele de pêssego.  Um desses fatores são as acnes, que podem trazer prejuízos tanto para a estética quanto para o bem-estar da pessoa. Não é à toa que ela […]

Quem nunca sonhou com uma pele lisinha, sem imperfeições? . No entanto, existem vários fatores que podem interferir na aparência da cútis e tornar mais distante esse sonho de ter uma pele de pêssego. 

Um desses fatores são as acnes, que podem trazer prejuízos tanto para a estética quanto para o bem-estar da pessoa. Não é à toa que ela é o motivo da maioria das consultas dermatológicas, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

No artigo de hoje, falaremos sobre a pele acneica e os tratamentos que podem ajudar a melhorar a vida de quem sofre com essa condição. Vamos nessa? 

Acne: o que é e quais os tipos

A acne é um processo inflamatório ou infeccioso das glândulas sebáceas (glândulas secretoras de óleo) e dos folículos pilossebáceos. O resultado são os cravos e  as popularmente conhecidas espinhas, que tendem a se concentrar no rosto, peito e costas. 

Existem quatro tipos de acne: 

  • Acne Grau I: a pele apresenta apenas os cravos, não há presença de espinhas.
  • Acne Grau II: a pessoa começa a sofrer não apenas com os cravos, mas também com os caroços (pápulas) e feridas (pústulas).
  • Acne Grau III: nesse grau, a pele já apresenta cravos, pústulas e cistos.
  • Acne Grau IV: é o grau mais intenso da acne. A pele apresenta cravos, pústulas e lesões císticas. Também pode ocorrer a formação de “túneis”, quando os cistos acabam se unindo uns aos outros. 

 

Conheça os tratamentos de skincare que vão mudar sua pele!

 

O que pode influenciar no surgimento da acne?

A acne está bastante relacionada à produção de hormônios masculinos (andrógenos)  e femininos (estrógeno). Apesar de adolescentes sofrerem mais com a acne devido às mudanças hormonais, a doença não está restrita apenas a esse grupo

Existem alguns outros fatores que podem influenciar o surgimento da inflamação. São eles:

  • Genética
  • Medicamentos 
  • Estresse
  • Exposição excessiva ao sol
  • “Abafamento” da área afetada (ex. uso de bandanas e viseiras)
  • Distúrbios hormonais e/ou endócrinos (ex.: Síndrome do Ovário Policístico e  Hiperandrogenismo)
  • Aumento de peso
  • Tensão pré-menstrual
  • Tabagismo
  • Seborreia
  • Higienização incorreta ou inexistente da pele. (ex.: não retirar a maquiagem corretamente)

 

Saiba como o estresse está afetando a sua pele 

 

Quais os melhores tratamentos dermatológicos para acne?

Alguns graus de acne necessitam de medicamentos para tratar o problema. No entanto, é necessário frisar que você não deve começar a tomar remédios sem consultar o(a) dermatologista. Pode ser perigoso para a sua saúde e para a sua pele! 

Além disso, vale lembrar que, a depender do grau do problema, podem ser utilizadas diferentes abordagens, como:

  • Somente tratamento tópico
  • Tratamento tópico + tratamento medicamentoso
  • Tratamento tópico + medicamentoso + limpeza de pele
  • Tratamento tópico + medicamentoso + limpeza de pele + tratamentos como o Fotona (protocolo acne ativa)

Falando em tratamentos para acnes, eles se dividem em DUAS ETAPAS: tratar as acnes ativas e depois tratar as eventuais cicatrizes deixadas e, nesse sentido, é fundamental lembrar que só podemos tratar as cicatrizes quando as acnes estiverem controladas totalmente, seguindo as abordagens citadas acima.

 

1. Fotona (protocolo acne ativa)

União de dois tipos de lasers, o ND Yag e o Erbium Yag. O Fotona estimula a produção de colágeno, melhorando a textura e a aparência da pele. Como sua ação 4D, é uma excelente opção para ser usada em protocolos para acnes ativas.

 

2. Lasers ablativos (CO2 e Pixel)

Os tratamentos com lasers ablativos – como o Laser CO2 e Pixel – também aparecem como excelentes opções para melhorar as cicatrizes decorrentes das acnes. 

Utilizando ondas de luz direcionadas, o laser CO2 fracionado permite a remoção de camadas da pele, estimulando a cicatrização. Esse tratamento também aquece as glândulas sebáceas, reduzindo a produção de sebo e minimizando o surgimento de novas acnes. 

Já o Laser Pixel (ou Erbium) é um tipo de laser fracionado que ajuda a rejuvenescer a pele, estimulando o colágeno, além de agir como excelente opção antimanchas. Ah, e pode ser feito inclusive no verão.

 

3. Peeling químico

Utilizando ácidos, esse tratamento faz a retirada das camadas mais superficiais da pele. Assim, além de estimular a renovação celular, há a desobstrução do folículo piloso, o que evita a formação de cravos e espinhas. 

Também é uma excelente opção para reduzir a aparência das cicatrizes da acne, ajudando a manter a qualidade da pele.

É importante citar que todas essas opções trazem um melhor resultado quando feitas conjuntamente com o tratamento medicamentoso feito sob supervisão do(a) dermatopatologista (profissional que trata as doenças da pele em nível microscópico). 

 

O que são os bioestimuladores de colágeno? Conheça o Radiesse®

 

Dê à sua pele o tratamento que ela merece no Art Beauty Center by Geisa Costa

No Art Beauty Center, acreditamos que autoestima e beleza são construídas diariamente! Por isso, nossos profissionais são especializados em compreender cada caso de maneira individual, proporcionando segurança e conforto. 

Se você procura um espaço com as melhores tecnologias do mercado, vale a pena conhecer as nossas unidades. Marque hoje mesmo uma consulta com um de nossos especialistas:

QUERO COMEÇAR MEU TRATAMENTO

 

Fale conosco!

Envie uma mensagem e responderemos o mais rápido possível.

Venha Conhecer
São Paulo
Uberaba

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?