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Emagrecimento saudável: dicas e segredos que vão te ajudar a perder medidas!

Seja por questões estéticas ou para melhorar a saúde, perder uns quilinhos é o sonho de muita gente. Na procura por emagrecer, é comum encontrar dietas radicais, “gurus da boa forma” e influencers nas redes sociais, que prometem resultados extremos.    Não é raro encontrar relatos de pessoas que adoeceram ou até mesmo recuperaram todo o peso (ou mais) depois […]

Seja por questões estéticas ou para melhorar a saúde, perder uns quilinhos é o sonho de muita gente. Na procura por emagrecer, é comum encontrar dietas radicais, “gurus da boa forma” e influencers nas redes sociais, que prometem resultados extremos. 

 

Não é raro encontrar relatos de pessoas que adoeceram ou até mesmo recuperaram todo o peso (ou mais) depois de um tempo.

 

Emagrecimento deve ser saudável! Mas como fazer isso?

 

No artigo de hoje, vamos dar dicas que vão te ajudar a perder quilos com saúde e segurança.

 

Vamos lá?

 

Como emagrecer sem perder a saúde?

Estamos mais gordos! Uma pesquisa mostra que 6 em cada 10 brasileiros estão com sobrepeso ou obesidade. Longe de ser algo que incomoda somente nas roupas, quilos a mais acabam abrindo portas para doenças cardiovasculares, distúrbios no sono e diabetes, por exemplo. 

 

Perder peso pode ajudar a estabilizar nossa saúde. Mas engana-se quem acredita que emagrecimento depende apenas de “fechar a boca”. O processo de perder peso envolve o paciente de maneira sistêmica e vai além do que comemos ou não. 

 

Não à toa muitas pessoas tendem a recuperar o peso após dietas muito restritivas.

 

Mas não precisa ser assim. Existem maneiras de emagrecer e manter sua saúde. Confira algumas dicas:

1. É preciso estar em déficit calórico

Uma regra básica para perder peso é estar em déficit calórico, ou seja, o seu gasto de energia deve ser maior que o consumo.

 

Assim, você tem dois caminhos: reduzir o consumo de calorias ou aumentar as atividades físicas. O ideal é um combinado de ambos, daí você não precisa radicalizar em nenhuma das opções.

 

O ideal é buscar uma avaliação profissional, com nutricionista, para que ele(a) avalie suas necessidades alimentares e defina os alimentos (e as quantidades) que você precisa.

 

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2. Um prato balanceado faz milagres

O emagrecimento começa com uma dieta balanceada. Alimentos gordurosos, carboidratos de rápida absorção e açúcar podem ter o seu lugar, mas com moderação.

Para perder seus quilos com saúde, procure adicionar ao seu prato:

  • Fibras
  • Folhas verdes
  • Verduras
  • Frutas
  • Grãos

 

3. Beba mais água

Manter a hidratação facilita a digestão e a eliminação de toxinas do corpo. Mas o principal benefício de beber água é a sensação de saciedade. Afinal, o nosso organismo costuma confundir sede com fome, então acabamos comendo sem uma necessidade real!

 

4. Faça musculação e aeróbicos

A musculação é algo fundamental durante um processo de perda de peso. Os exercícios resistidos sinalizam para seus músculos que eles precisam ser preservados, para dar conta do esforço.

 

Isso evita o efeito desagradável das pessoas que perdem peso e parece que “murcharam”.

 

Além disso, é fundamental incluir exercícios aeróbicos em sua rotina. São eles que irão aumentar seu gasto calórico, acelerando sua perda de gordura.

 

5. Regule seu sono

Uma rotina de descanso ajuda a controlar o estresse e a manter a rotina de renovação celular, já que o corpo se regenera enquanto dormimos. 

 

Além disso, estudos mostram que pessoas que dormem menos acabam comendo mais.

 

6. Tenha paciência

É muito comum ficar frustrado quando não perdemos a quantidade de peso desejado ou quando esse processo demora. Mas não desista. Persista e continue com os bons hábitos! 

 

Um emagrecimento saudável pode demorar mais do que algo restritivo, porém é mais duradouro.

 

7. Evite hábitos muito restritivos

Dietas, exercícios…tudo é muito importante para emagrecer. Mas se eles são muito restritivos, você pode acabar desmotivado(a). 

 

Procure realizar o seu processo de emagrecimento com disciplina, mas não de maneira muito agressiva. 

 

8. Cuide da saúde mental

Como dissemos anteriormente, emagrecer é um processo que envolve uma série de fatores. Comida, exercícios, ansiedade: tudo isso faz parte da jornada para perder quilos.

 

Cuidar da saúde mental com terapia, meditação, entre outras atividades, pode te ajudar a controlar a frustração e persistir no emagrecimento. 

 

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Os riscos do emagrecimento inadequado

Existem outros resultados negativos, caso você emagreça de maneira inapropriada. A flacidez, por exemplo, pode ocorrer quando perdemos muitos quilos.

 

Mas, no caso de pessoas que emagrecem rápido demais, as chances de sofrer com a perda de tônus da pele aumentam significativamente.

 

Outros riscos são:

  • Efeito sanfona
  • Problemas estomacais
  • Anemia
  • Mal funcionamento de órgãos, como o intestino
  • Problemas nos rins
  • Hipoglicemia
  • Bulimia

 

Emagrecimento saudável é com a Academia da Beleza by Geisa Costa

E chegamos ao fim de mais um artigo! Esperamos que você tenha gostado. Emagrecer é um processo que demanda paciência. É fácil se frustrar no meio do caminho e até desanimar, principalmente quando não sabemos o que fazer. 

 

Mas com o acompanhamento adequado, esse processo pode ser uma jornada de descobertas e reconstrução da autoestima. Na Art Beauty Center, acreditamos que beleza e saúde andam de mãos dadas. 

 

Na Academia da Beleza, conceito exclusivo de nossos espaços, você tem o acompanhamento de profissionais de áreas como dermatologia e nutrição para ajudar no processo de perder peso com qualidade. E tudo isso se adequando à sua rotina!

 

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