Art Beauty Center

Fotoenvelhecimento: entenda a relação entre exposição ao sol e envelhecimento da pele!

A exposição controlada ao sol é importante para estimular a produção de vitamina D em nosso organismo, além de ajudar na regulação do organismo, como nos ciclos do sono.  Porém, nem tudo são flores: a exposição desprotegida e excessiva aos raios solares pode desencadear (ou acelerar) um processo de envelhecimento precoce da nossa pele, conhecido como fotoenvelhecimento. Neste artigo, você […]

A exposição controlada ao sol é importante para estimular a produção de vitamina D em nosso organismo, além de ajudar na regulação do organismo, como nos ciclos do sono

Porém, nem tudo são flores: a exposição desprotegida e excessiva aos raios solares pode desencadear (ou acelerar) um processo de envelhecimento precoce da nossa pele, conhecido como fotoenvelhecimento.

Neste artigo, você vai entender em detalhes os efeitos da exposição solar e aprender como se proteger dos possíveis danos.

Vamos nessa?

 

Qual a relação entre a exposição ao sol e o envelhecimento da pele?

Imagine que você está na praia. O sol está bonito, as ondas do mar estão agitadas e você consegue sentir a pele se bronzeando lentamente. Agora pense que você está sem protetor solar ou não reaplicou no tempo correto. O que estaria acontecendo na sua pele?

Bem, primeiramente haveria a ação dos raios UVA e UVB. Enquanto os raios UVA aceleram os danos às fibras de colágeno e elastina, favorecendo o surgimento de rugas, manchas e flacidez, os raios UVB são responsáveis pela vermelhidão e queimaduras.

Além disso, os raios solares aumentam – e muito – o risco de câncer de pele, principal tipo de câncer no mundo.

Ah, e vale lembrar: a ação dos raios UVA e UVB ocorrem também em dias nublados. E se pensarmos também nos efeitos da poluição, temos um conjunto de fatores bastante prejudiciais à saúde e conservação da pele.

Confira na imagem abaixo a chamada fotografia UV, tecnologia que é capaz de mostrar as áreas da pele mais danificadas pela ação do sol, mas invisíveis a olho nu.

Saiba mais:

Dezembro Laranja: riscos, sintomas e prevenção ao câncer de pele

 

Fotoenvelhecimento: como evitar?

Mas o sol não é um vilão! Entretanto, existem cuidados que você deve tomar para se proteger e assim continuar aproveitando seus importantes benefícios.

 

1. Protetor solar: por que ele é importante?

O primeiro motivo é por ele ser fundamental para evitar o envelhecimento precoce. E utilizá-lo diariamente aumenta em até 50% a permanência do colágeno na nossa pele.  

Além disso, reduz a entrada dos raios UVA na pele, ao passo que impede que os poros se dilatem a ponto de permitir a desidratação.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o indicado é usar um protetor com fator de proteção de no mínimo 30, mas quanto maior o fator, maior a proteção.

Apesar de desconhecido pela maioria das pessoas, outro fator importante para se levar em conta na hora de escolher seu protetor é o PPD (Persistent Pigment Darkening). Esse fator de proteção está relacionado aos raios UVA, que são os principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento da pele.

Nas embalagens dos protetores solares, é possível identificá-lo com sinais indicativos da proteção + (baixa), ++ (média) ou +++ (alta), ou ainda com as expressões “proteção UVA” ou “proteção de amplo espectro”. 

No mais, a aplicação do filtro solar deve ser feita a cada duas horas, inclusive nas mãos e nos pés. Também é bom evitar o sol no intervalo entre 10h e 16h.

 

2. Escolha os produtos certos

Além de evitar os danos causados pela exposição ao sol, é importante o uso de alguns produtos que ajudem a prolongar a vitalidade e beleza de sua pele.

Por isso, escolha os integrantes da sua skincare com sabedoria!

Procure adicionar produtos com ácido hialurônico, além de água termal e os chamados antipoluição que, além de auxiliar na produção de colágeno, também protegem a pele do ressecamento e da formação de manchas

 

Veja também:

Está com o rosto cansado? Saiba como tratar!

 

Como tratar o fotoenvelhecimento?

Felizmente existem hoje diversos tratamentos para lidar com o fotoenvelhecimento. São protocolos seguros e modernos, que podem retardar o envelhecimento ou mesmo recuperar a beleza da sua pele. Conheça os principais:

 

1. Bioestimuladores

Os bioestimuladores – como o nome sugere – são substâncias que estimulam naturalmente a produção de colágeno na pele.

Tanto o Radiesse® quanto o Sculptra® agem na renovação celular e no rejuvenescimento da pele.

 

2. Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica impede a movimentação dos músculos, principalmente os que ajudam a formar as rugas móveis — como o bigode chinês e os chamados “pés de galinha”.

Esse procedimento é indicado tanto para melhorar o aspecto das rugas quanto para evitá-las.

 

3. MD Codes

A partir de um mapeamento de áreas específicas da face, o profissional identifica os locais específicos para aplicação do ácido hialurônico, de forma a gerar os melhores resultados.

Esse procedimento visa estimular a produção de colágeno, aumentar a hidratação natural da pele e o rejuvenescimento facial.

 

4. Lasers Fracionados e Luz Intensa Pulsada

A energia térmica do Laser Fracionado tem o poder de causar um “dano controlado” na pele, o que é benéfico para estimular a produção de mais colágeno.

Já a Luz Intensa Pulsada é um tipo de laser que age nas camadas mais profundas da pele, trazendo um excelente resultado no tratamento de manchas, além de promover o rejuvenescimento da pele na área tratada.

5. Fotona

Por meio da combinação de dois tipos de lasers, o Fotona ajuda a tratar a pele trazendo diferentes benefícios.

Ele não somente combate a flacidez, como também suaviza rugas e manchas. Isso acontece porque sua ação estimula a renovação celular e a produção de colágeno; fatores que também são importantes para retardar o envelhecimento.

 

6. Peelings

Os peelings promovem uma descamação controlada de camadas superficiais da pele, removendo células mortas e estimulando a renovação celular de forma natural. 

 

Cuidados com a pele é no Art Beauty Center!

Com as informações deste artigo, acreditamos que agora você esteja bem mais preparado(a) para proteger sua pele do fotoenvelhecimento e informado(a) quanto às melhores formas de retardar ou reverter esse processo.

Com rotinas tão corridas, muitas vezes só percebemos o quanto precisamos cuidar de nós mesmos quando nos olhamos no espelho. E aí vem aquele baque na autoestima!

O Art Beauty Center tem a missão de unir beleza, saúde e bem-estar. Nos nossos espaços, a sua demanda conta e levamos em consideração o que é mais importante: você

Conheça hoje mesmo os nossos espaços e aproveite para conhecer a Academia da Beleza®.

Clique no link abaixo e agende sua avaliação!

 

QUERO AGENDAR MINHA AVALIAÇÃO

Fale conosco!

Envie uma mensagem e responderemos o mais rápido possível.

Venha Conhecer
São Paulo
Uberaba

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?