Art Beauty Center

Mancha escura no rosto: pode ser melasma?

Não é incomum que manchas escuras apareçam no rosto, mãos, braços ou em outras partes do corpo. Elas geralmente surgem devido a um maior estímulo da produção de melanina, causado por diversos fatores.   Entre esses fatores, podemos citar o melasma, alteração cutânea ainda não totalmente esclarecida pela medicina.    Neste artigo, falaremos sobre as manchas escuras no rosto, quando […]

Não é incomum que manchas escuras apareçam no rosto, mãos, braços ou em outras partes do corpo. Elas geralmente surgem devido a um maior estímulo da produção de melanina, causado por diversos fatores.

 

Entre esses fatores, podemos citar o melasma, alteração cutânea ainda não totalmente esclarecida pela medicina. 

 

Neste artigo, falaremos sobre as manchas escuras no rosto, quando pode ser melasma, possíveis tratamentos e como se prevenir.

 

Acompanhe!

 

Manchas escuras no rosto: o que pode ser?

Primeiramente, uma mancha escura no rosto pode ser sinal de outras condições, não somente o melasma. Existem pessoas que acabam desenvolvendo hiperpigmentação pós-inflamatória, após procedimentos estéticos sem os devidos cuidados, como peelings e depilações com cera. 

 

Além disso, queimaduras com plantas e frutas fotossensibilizantes, também podem resultar em manchas marrons na pele.

 

Vale lembrar que manchas e sinais na pele devem ser sempre alvo de atenção quanto às suas características (bordas irregulares, diferentes cores, elevações) e, na dúvida, serem avaliadas por um(a) dermatologista, para descartar risco de câncer de pele.

 

Se você identificou alguma marca escura na pele e ficou incomodada com ela, leia este artigo onde falamos sobre os tipos de manchas e quando você deve se preocupar.

 

Veja também

Conheça os efeitos do estresse na pele

 

Quando manchas escuras podem ser melasma?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o melasma atinge cerca de 35% das mulheres no Brasil.

 

Caracterizado pela presença de manchas amarronzadas, de formato irregular. Geralmente o melasma atinge a área do rosto, principalmente bochechas, buço e testa

 

Resultado da disfunção dos melanócitos – células responsáveis pela produção de melanina – o melasma surge quando essas células começam a produzir uma quantidade muito maior desse pigmento natural, resultando nas manchas marrons. 

Ainda não há uma causa muito definida para essa disfunção, mas observa-se que ela é frequentemente desencadeada por disfunções hormonais e exposição aos raios solares sem proteção

 

Mulheres em período gestacional ou que utilizam pílulas anticoncepcionais têm maior tendência a desenvolver o melasma. No entanto, homens também estão sujeitos. 

 

Leia também:

Fotoenvelhecimento: entenda a relação entre exposição ao sol e envelhecimento da pele!

 

Melasma: sinais, tratamentos e formas de prevenção!

Assim como a Ciência ainda não tem uma definição quanto às causas do melasma, também ainda não há uma solução definitiva. No entanto, há formas hoje bastante eficazes para identificar, tratar e prevenir o surgimento dessa dermatose.

 

A seguir, descubra como lidar com a doença:

 

1. Sinais

Os principais sinais do melasma são mesmo as manchas marrons. Elas podem ser mais claras ou mais escuras e terem formatos variados.

 

Surgem principalmente nas bochechas, na testa e na pele acima dos lábios, embora também possam aparecer em outros locais do corpo. 

 

2. Tratamentos

Embora não haja uma cura definitiva, o melasma pode ser tratado e reduzido significativamente. Tratamentos como Peelings e Lasers podem auxiliar bastante na redução das manchas. 

 

Além disso, existe o PRP (Plasma Rico em Plaquetas), procedimento que utiliza as plaquetas do(a) próprio(a) paciente para estimular a renovação celular e o clareamento de manchas. 

 

Outra opção é o Fotona, que utiliza uma combinação de lasers para estimular a produção de colágeno e a renovação celular, além de dar mais sustentação à pele do rosto. 

 

Leia também:

Principais tratamentos para melhorar a aparência da pele

 

3. Prevenção

Evitar o surgimento do melasma demanda cuidados básicos. O primeiro deles é utilizar sempre o protetor solar, mesmo em dias nublados. 

 

Para facilitar o dia a dia, você pode optar pelos BB Creams, que são protetores solares que possuem bases da cor da pele, funcionando como produtos 2 em 1.

 

Criar barreiras físicas às luzes solares também é válido. Então utilize chapéus, lenços e óculos quando estiver exposto(a) ao sol. Caso não tenha essa opção, procure sombras sempre que possível. 

 

Caso você faça uso de anticoncepcional, é aconselhável se consultar com um(a) dermatologista para ser orientada e conduzir, em conjunto com seu(sua) ginecologista, esse cuidado, a fim de reduzir os riscos de desenvolver o melasma. 

 

 

Veja também

Envelhecimento precoce: conheça os melhores tratamentos da Art Beauty para o rosto!

Trate e previna o melasma no Art Beauty Center!

Neste artigo conhecemos um pouco mais sobre o melasma, assim como suas possíveis causas. Como vimos, apesar de ainda não estar totalmente esclarecido, esse problema possui tratamentos bastante eficazes e cuidados que reduzem muito a chance de desenvolvê-lo.

 

Caso você queira se proteger e ser orientado(a) quanto aos melhores cuidados, ou se já apresenta essa alteração e busca pelos tratamentos mais efetivos, a consulta com um(a) dermatologista é o passo mais importante.

 

Como vimos, a medicina dermatológica oferece hoje inúmeras opções seguras e eficazes para reduzir os efeitos desse problema, trazendo ótimos resultados.

 

Nem sempre damos a atenção necessária à nossa pele para evitar manchas, entretanto, você sempre pode começar a se cuidar melhor hoje mesmo.

 

Na Art Beauty Center, acreditamos que beleza e saúde andam lado a lado e que o melhor caminho é contar com profissionais qualificados, personalização no atendimento, tecnologias de ponta e segurança.

 

Pensando nisso, oferecemos aos(às) nossos(as) pacientes a Academia da Beleza, um conjunto de cuidados contínuos e personalizados que vão revolucionar a maneira como você se cuida do seu rosto, corpo e cabelos.

 

Agende hoje mesmo uma avaliação e venha conhecer!

 

QUERO AGENDAR MINHA AVALIAÇÃO!

 

Fale conosco!

Envie uma mensagem e responderemos o mais rápido possível.

Venha Conhecer
São Paulo
Uberaba

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?